A sigla QI significa quociente de inteligência. É uma medida que se faz através de testes variados que foram especialmente desenvolvidos. Albert Einstein criou este teste de raciocínio lógico, no século passado e afirmou que 98% da população mundial não é capaz de resolvê-lo.
Reza uma lenda que muitas pessoas utilizam essa sigla para denominar o grau de envolvimento de um profissional com a vaga de emprego. Nesse caso a sigla QI, significa: ”Quem Indica”.
Muitos líderes são “abençoados” com esse ”Q.I.”. Na rede pública e privada, essas indicações podem ocorrer por conta do network. Pessoas são indicadas para ocupar cargos de gestão, sem o mínimo respeito aos profissionais que já trabalham muitos anos. Nesse caso o “Plano de Carreira” vira demagogia.
Para minimizar “essa colocação”, que muitas vezes nem passa por um processo de entrevista, o D.P. (departamento pessoal), aplica pesquisas de avaliação de desempenho, como justificativa para a mudança.
Nesse caso a equipe deve agir com cautela e evitar conflitos. O primeiro passo é esperar e observar a mudança. Evitar “conversas paralelas no corredor” e o clima hostil. Caso o líder não apresente competências necessárias para gerir a equipe, o indicado deve reunir provas e apresentar ao chefe absoluto.
Porém existem duas importantes variáveis;
Primeiro: O superior pode usar o líder como um “bode expiatório” e a equipe sofrer duras conseqüências ou retaliação.
Segundo: O superior pode reavaliar a situação e mudar esse quadro!
O mais importante é não perder sua motivação pessoal! Lembre que 99,9% de pessoas passam por essa situação dentro das empresas!
Reflita suas metas e sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário